Seja bem-vindo

Seja bem-vindo. Esta em Porto da Nave Online... Hoje é

 

Pesquisar neste Site

O Tempo

Porto da Nave Online

Porto da Nave a Origem

Porto da Nave é junção entre três pequenos lugarejos ou zonas que davam pelo nome de Currais, Mosto Frio, Porto Codeço.


A nossa terra esta inserida na freguesia de Alvite, concelho de Moimenta da Beira e distrito de Viseu. Faz parte da paróquia de Alvite e da Diocese de Lamego isto no que toca a nossa religião. Além de Alvite e Porto da Nave a Nossa freguesia é ainda constituída por Espinheiro e Quinta dos Caetanos. Os planaltos que rodeiam a nossa freguesia são a Serra da Nave, onde nasce o Rio da Nave. Encontram-se a uma altitude  de 910 a 1016m em relação ao nível do mar. E devido a esta altitude temos um clima um pouco agreste e frio de Inverno, e seco de verão. É como a moda vai dos oito aos oitenta.

Segundo pode apurar o primeiro habitante a residir em Porto da Nave surgir na zona dos Currais no ano de 1885 e é senhor Francisco Bernardo Félix do qual eu também sou descendente, ele era natural de Alvite. E dele surgirão nomes de alcunho de famílias como os "Benjamins", entre outros.
Na zona dos Mosto Frio a primeira pessoa a lá residir foi Francisco Teixeira. No ano de 1887.  E dele surgirão nomes de alcunho de famílias como os "Pipos", os "Pedros", e os "Migueis" entre outros.
Na zona do Porto Codeço, infelizmente se desconhece o nome do primeiro habitante a cá residir no ano de 1895 sabe-se que era natural de Alvite e veio habitar para a zona do Porto Codeço.
Fez cá um moinho para moer o centeio. Que depois de moído fica branco e assim surgiu o nome de alcunho de família "Branquinhos".

Quanto à origem do nome Porto da Nave, à Ordem de Cristo que se encontrava em vila Cova a Coalheira e administrou uma boa parte da nossa atual freguesia, à esta zona chamava de Portas da Nave por ser uma das várias portas que dava acesso a Vila Cova a Coelheira. Com o passar dos anos, e devido a alguma confusão linguística a palavra Portas deu origem à palavra Porto. E assim surgiu o nome de Porto Codeço numa das nossas zonas. Os Codeços são uma das varias espécies de giestas, sendo mais pequenas do que as que existem  atualmente. E já quase não existem na nossa terra, mas noutros tempos eram muito abundantes.
Porto da Nave tal como o Espinheiro, e a Quinta dos Caetanos inicialmente eram quintas de grandes agricultores, daí as pessoas e sobre tudo os habitantes de Alvite chamarem à Porto da Nave, "Quintas da Serra", por serem quintas enormes. E por se situarem na maravilhosa serra da Nave.  E assim com o passar dos anos acabou por surgir o nome de Porto da Nave.



Espinheiro a Origem

No Espinheiro o primeiro residente foi um senhor do qual se desconhece o seu nome em 1850, na Quinta dos Calhaus sabe-se que anos mais tarde adoeceu e que veio para lá um senhor chamado António Pereira para tomar conta dele e lhe deixou a quinta em herança.
 Manuel Teixeira mais  conhecido por "Tio Pipo"   natural da zona do Mosto frio casou no Espinheiro com Rosa Canhoto. A origem do nome "Pipo" vem do facto  Manuel Teixeira quando ia trabalhar para o Touro e quando lhe diziam "…oh! Tio Manuel você quer uma pinga?..."  ele como também gostava da pinga logo respondia em jeito de garçola "… eu cá até bebia um pipo!..."
Na zona dos Ribeiros a primeira pessoa Chamava-se Piedade casou com Abelino Lopes mais conhecido por "Tio Fidalgo" eram naturais de Alvite. Vieram viver  para o Espinheiro para a zona dos Ribeiros que eles lhes  chamaram de Quinta das Piedades. 

Não se sabe qual é a origem do nome Espinheiro no entanto houve um tempo em que as pessoas no Espinheiro se dedicaram a exploração do minério.

E como iam para a serra abrir as valas para explorar o minério, e na serra há pinheiros talvez dissessem que iam para o meio dos espinheiros ao minério. Dessa confusão linguística de "Espinheiros" com "Pinheiros". A que deve ter surgido o nome de Espinheiro.  

Quinta dos Caetanos a Origem

 E por fim na Quinta dos Caetanos que tem esse nome porque o seu  primeiro residente se chamava de sobre nome Caetano. Na época de 1915 João Caetano da Silva casado com Rosa Lopes, e naturais de Alvite, decidiram fazer uma corte ou alcaria na Quinta dos Caetanos para as ovelhas. E assim ficarem mais perto das pastagens.
  E também para facilitar o transporte dos fertilizantes naturais pela quinta. E por fim claro decidiram lá fazer uma casa e assim se começou a formar o povo da Quinta dos Caetanos.
Por volta do ano de 1930, veio residir para a Quinta dos Caetanos o seu segundo patriarca de seu nome Questina, e se desconhece de onde a que ele era natural. Ele casou em Alvite, e o nome de sua esposa era Laura no entanto desconhece-se seu sobrenome.
  
Localização
Coordenadas de GPS de Porto da Nave

-Latitude: 40.9833
-Longitude: -7.7167

Porto da Nave fica aproximadamente

-50km de Viseu nosso distrito
-35km de Lamego nossa diocese
-15km de Moimenta da Beira nosso concelho
-15km de Tarouca
-15km de Vila Nova de Paiva


A uma altitude de

-910m a 1016m

O que pode ser visitado em Porto da Nave 

-Capela de Porto da Nave
-Capela do Espinheiro
-Jardins envolventes das capelas
-Associação Sol da Nave
-Cureto
-Cruzeiro
-Necrópoles Megalíticas da Nave
-Povoado Pré-histórico da Nave
-Parque Eólico
-Rio Nave
-Moinhos de Água
-Canastros
-Talefe
-A maravilhosa Paisagem da Serra da Nave



Solenidades
-Festa em Honra de nossa Senhora de Fátima, no Porto da Nave, no primeiro fim-de semana de Agosto (excepcionalmente pode ser no segundo fim-de-semana de Agosto)
-Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores, no Espinheiro no ultimo fim-de-semana de Novembro
-Festa em Honra de Nossa Senhora da Ajuda da Nave, no ultimo fim-de-semana de Maio
-Destaque para as festas da Senhora de Fátima no Torrão, Senhora da Lapa, e Santa Helena muito apreciadas pelos Porto Naveguessences




Atividades

-A nossa terra é tradicionalmente Agrícola com principal destaque para a Pecuária
-Atualmente já começa haver outras Atividades
-Somos uma terra de Emigrantes sobre tudo em
França, e na Suíça

Cultura

-Encontram-se Objetos Antigos na Associação Sol da Nave
-Podem ainda se encontrar outros nas mãos dos nossos conterrâneos
-Somos um povo humilde, simples, e solidário



Ícones e Artesanato

-As nossas famosas meias de lã. São procuradas dentro e fora da nossa região, e especialmente pelos pescadores
-A nossa Pedra é reconhecida no estrangeiro, e muito procurada pelos Espanhóis
-O nosso Feno é dos melhores da região, e muito procurado também

Animais que Podem ser vistos nesta região

Aves

-Pardais diversos
-Cavalinho (nome regional dado espécie de Pardal, que zurra como cavalo e que tem a particularidade de só cantar quando chove)
-Milhafre (nome regional dado a Águia)
-Mocho (nome regional dado a Coruja)
-Melro (nome regional dado o Corvo)
-Cotovias
-Perdizes
-Morcegos

Mamíferos

-Porco Bravo (nome regional dado ao Javali)
-Ouriço Cachino (nome regional dado ao Porco Espinho)
-Nodezinhas (nome regional dado a Esquilos)
-Lobo Ibérico
-Raposas
-Lebres
-Coelhos da serra
-Ratos

Repteis

-Cobras
-Rãs
-Sapos
-Lagartos
-Sardões
Insectos

-Borboletas
-Formigas
-Louva-a-deus
-Grilos
-Moscas
-Saltaricos (nome regional dado a Gafanhotos)
-Vespas (nome regional dado a Abelhas que não produzem mel)

Peixes

-Infelizmente devido as secas veem-se poucos peixes nesta parte do Rio Nave. Sendo que  Que nasce aqui no coração da Serra da Nave.

 Mas o Rio Nave continua a ser o local ideal para merendas e patuscadas...


Forno Comunitário com outra utilidade...


Capinha Pista Parke

Um dos equecilivris da nossa terra é o Pinhal da Capinha. Porque para além de ser uma fonte de oxigénio também proporciona momentos de muita adrenalina devido a sua pista de motas 4 & Jipes.


-Outros Desportos

Devido a estes animais, e as árvores, e também ao tempo... faz com que tenhamos uma paisagem magnífica nas várias estações do ano sendo que de verão com as condições favoráveis se possa fazer parapente entre outros desportos típicos de cada época como a caça e a pesca desportiva...



Para finalizar resta-me dizer que fiz esta biografia com base na minha pesquisa com a finalidade de dar a conhecer um pouco melhor a minha terra a quem este Site visitar. Além disso este Site surgiu em meados de dois mil e oito, e atualmente conta com vários colaboradores. Com o passar dos anos para além de ser atualizado também lhe foram adicionadas novas funcionalidades sempre com  o objetivo de o tornar mais útil e simples de utilizar.

Resta-me convidar a nós vir visitar, a quem este Site visualizar...

Sem comentários:

Enviar um comentário